Graziela Andrade
Marcos Hill, artista, pesquisador e professor da Escola de Belas Artes da UFMG, abriu ontem a série de palestras de Outra Presença, mencionando ações artísticas ressonantes que fizeram crescer o interesse e a prática das performances em Belo Horizonte.
Apesar de ser marcada e
reconhecida pelo tradicionalismo, nossa cidade - como demonstrou Hill, que
também é historiador da arte -, coleciona manifestações artística de
resistência e questionamento aos costumes vigentes e que começam a assumir o
formato de performance na década de
60. Em um apanhado histórico o professor mencionou a relevância de eventos como
os Festivais de Inverno em Ouro Preto, a exposição Do Corpo a Terra (1970) no
Palácio das Artes e a Manifestação Internacional de Performances (MIP, 2003), como algumas das ações que promoveram e deram
visibilidade a linguagem performática, uma vez que reuniram artistas,
estudantes e críticos de arte interessados neste modo de expressão.
Símbolo de uma geração que
começava a abrir espaço para a performance
na cidade, Teresinha Soares, a segunda palestrante do dia, descreve-se como uma
legítima figura da tradicional família mineira. Acima de qualquer suspeita, em
pleno período de regime militar no Brasil, a artista desenvolveu entre o período
de 1967 e 1976, diversas obras que exploravam a temática feminina e a
liberdade. Entre elas estão “Caixa de fazer amor” (1967), “Camas” (1970), “Corpo
a Corpo in Cor-pus meus” (1970) e a
trilogia “Vida, Morte e Ressurreição” (1971).
Tendo o corpo como questão
recorrente em suas obras, Teresinha não se diz feminista, mas seus trabalhos
são certamente fonte de inspiração e coragem para jovens artistas que desejam
abordar e refletir sobre questões, ainda tão atuais, que levam em conta o pertencimento
do corpo e o papel da mulher na sociedade contemporânea.
A obra “Corpo a Corpo in Cor-pus meus” integra o acervo do MAP e encerrará
as performances da exposição Outra
Presença na sexta, dia 29 de novembro, às 19hs.
* Imagem publicada em: Ribeiro, Marília. O corpo na poética libertária de Teresinha Soares.
* Imagem publicada em: Ribeiro, Marília. O corpo na poética libertária de Teresinha Soares.
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